3.9.05

Entendendo a política

Filho - "Pai, eu preciso fazer um trabalho para a escola, posso te fazer uma pergunta?"

Pai - "Claro, meu filho. Qual é a pergunta?"

Filho - "O que é política, pai?"

Pai - "Bem, vou usar a nossa casa como exemplo. Sou eu quem traz dinheiro pra casa, então sou o "Poder Econômico". Sua mãe administra, ou seja, gasta o dinheiro, então ela é o "Governo". Como nós cuidamos das suas necessidades, então você é "O Povo". A empregada é a "Classe Trabalhadora", e seu irmãozinho nenê é "O Futuro". Entendeu, meu filho?"

Filho - "Mais ou menos, pai. Vou pensar..."

Naquela noite, acordado pelo choro do irmão nenê, o menino foi ver o que tinha de errado. Descobriu que o nenê tinha sujado a fralda e estava todo emporcalhado. Foi ao quarto dos pais e a mãe estava num sono muito pesado. Então, foi ao quarto da empregada e viu, através da fechadura, o pai na cama com a empregada. Como os dois nem percebiam as batidas que o menino dava na porta, ele voltou pro quarto e dormiu.

Na manhã seguinte, ele foi logo falando pro pai:
Filho - "Pai, agora acho que entendi o que é política."

Pai - "Ótimo, filho! Então me explica nas suas próprias palavras..."

Filho - "Bom, pai, enquanto o Poder Econômico fode a Classe Trabalhadora, o Governo dorme profundamente, O Povo é totalmente ignorado e O Futuro está todo cagado".

Nenhum comentário: